- Área: 50 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Laurian Ghinitoiu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lugares atrativos para morar são cada vez mais escassos nas cidades atualmente. E quando se trata destes espaços de vida, o uso responsável dos recursos é uma questão de urgência. MINI se associou com os arquitetos de Nova York architects SO – IL para apresentar uma solução visionária deste desafio duplo. A instalação é uma interpretação do futuro da cidade consciente de recursos, compartilhada dentro de uma metragem compacta. “MINI LIVING – Breathe põe em questão os conceitos da vida convencional e introduz um enfoque criativo de resolução de problemas para os desafios futuro em áreas urbanas,” explica Esther Bahne, Diretora de Estratégia de Marca e Inovação da MINI. “A instalação mostra o que acontece quando vemos as casas não apenas como um espaço para morar, mas também como uma parte ativa de nosso meio ambiente - que desempenha um papel positivo para as pessoas que vivem aqui.”
Viver, reinventado
Em consonância com a adesão dos princípios de uso criativo do espaço e metragem mínima, a instalação cria uma atrativa área de estar para até três pessoas em um lote urbano livre de 50 m² em Milão, Itália. Uma estrutura metálica modular forma o grid básico do MINI LIVING e uma envoltória externa flexível e permeável à luz cria o limite entre o interior e o exterior. Um total de seis ambientes potenciais e um jardim na cobertura proporcionam um espaço para realização pessoal.
No térreo, uma área de cozinha atua como uma interface espacial e social com o entorno da instalação. Dá as boas vindas aos visitantes, reúne as pessoas e os incentiva a se comprometerem com os demais. Por sobre isto estão várias áreas de estar, divididas em três níveis em total, que oferecem um lugar acolhedor para relaxar e trabalhar. As áreas para dormir, uma potencial zona úmida e um jardim na cobertura se estendem por toda a parte superior da instalação. As áreas de estar individuais estão separadas por paredes com tecidos permeáveis à luz. Esta característica translúcida permite que as pessoas de outros ambientes componham silhuetas e movimentos, criando uma sensação de conexão e união. Além disto, outorga aos residentes um sentido de privacidade, quando necessário.
A casa como um ecossistema ativo
A instalação oferece mais que um espaço de vida atrativo. "O foco se estende além de um simples conceito de vida", argumenta Oke Hauser, responsável criativo de MINI LIVING. “Consideramos a instalação como um ecossistema ativo, que traz uma contribuição positiva às vidas e experiências das pessoas que vivem ali e ao microclima urbano, representado aqui pelo uso inteligente de recursos essenciais para a vida - ar, água e luz."
A instalação ajuda a melhorar o microclima das áreas urbanas
Sua envoltória externa flexível possui um revestimento especial que filtra e neutraliza o ar. Além disto, o jardim da cobertura utiliza vigorosas plantas produtoras de oxigênio para melhorar ainda mais a qualidade do ar e o microclima urbano. A envoltória externa é translúcida, e inunda o ambiente com luz natural, garantindo um ambiente interno luminoso e agradável. Uma dispositivo inteligente na cobertura recolhe a água da chuva para ser posteriormente utilizada. A estrutura é móvel e adaptável, desenhada para ser desmontada e instalada em outros lugares. O tecido é intercambiável e pode ser substituído por outro que funciona adequadamente para diversos climas diferentes.
“MINI LIVING – Breathe leva aos residentes o contato direto com o entorno e o meio ambiente. Ao fazer da vida urbana uma experiência ativa, a instalação incentiva os visitantes a confrontar nossa tendência a assumir os recursos como duráveis e garantidos," acrescenta Ilias Papageorgiou, Diretora de SO - IL.